No texto poético, um «eu» - o sujeito poético - revela os seus sentimentos, as suas emoções e a sua visão do mundo. É, por isso, um texto muito pessoal e subjectivo, em que as palavras da língua formam combinações surpreendentes, quer ao nível dos sons e dos ritmos («Um vento nevoento / Vem de ver o mar» - Fernando Pessoa), quer ao nível dos significados («Meus dias de rapaz, de adolescente, / Abrem a boca a bocejar sombrios» - António Nobre).
O texto poético é rico em figuras de estilo que, por vezes, dificultam a sua compreensão. O verso é a forma privilegiada da poesia, mas alguns textos em prosa têm características do texto poético.
A poesia tem dois elementos em que ela se resume e que podem classifica-la
FORMA
CONTEÚDO
(O que difere da prosa, que constitui-se principalmente em conteúdo disposto em uma forma linear.)
Verso
Cada linha de um poema. Pode ou não ter sentido completo.
Se transcreveres o s versos de um poema sem mudar de linha, quando o verso termina, deves assinalar
o seu fim com o sinal /.
o seu fim com o sinal /.
Estrofe
Conjunto de versos separados por um espaço.
As estrofes têm uma designação diferente, em função do número de versos:
— monóstico (um verso);
As estrofes têm uma designação diferente, em função do número de versos:
— monóstico (um verso);
— parelha ou dístico (dois versos);
— terceto (três versos);
— quadra (quatro versos);
— quintilha (cinco versos);
— sextilha (seis versos);
— sétimo (sete versos);
— oitava (oito versos);
— nona (nove versos);
— décima (dez versos).
Quando o poema é constituído por duas quadras seguidas de dois tercetos, chama-se soneto.
Rima
A rima é a terminação semelhante em cada verso. Em função do esquema de combinações
rimáticas, a rima muda de nome:
— soltos ou brancos: versos não rimados;
— soltos ou brancos: versos não rimados;
— rima emparelhada: os versos rimam dois a dois (aabb);
— rima cruzada: os versos rimam alternadamente (abab);
— rima interpolada: os versos rimam separados por dois ou mais versos diferentes
(abba).
Métrica
Os versos podem ser medidos quanto ao número de sílabas métricas, que não são sempre
iguais às sílabas gramaticais. Quando medes o verso, estás a fazer a sua escansão.
Aqui ficam algumas regras:
a) a contagem das sílabas métricas é feita até à última sílaba tónica do verso;
Aqui ficam algumas regras:
a) a contagem das sílabas métricas é feita até à última sílaba tónica do verso;
b) quando uma palavra termina em vogal e a palavra seguinte começa por vogal,
faz-se uma elisão, ou seja, as vogais findem-se numa única sílaba;
faz-se uma elisão, ou seja, as vogais findem-se numa única sílaba;
c) os versos têm nomes diferentes em função do número de sílabas:
— monóstico (uma sílaba);
— monóstico (uma sílaba);
— dissílabo (duas sílabas);
— trissílabo (três sílabas);
— tetrassílabo (quatro sílabas);
— pentassílabo ou redondilha menor(cinco sílabas);
— hexassílabo (seis sílabas);
— heptassílabo ou redondilha maior (sete sílabas);
— octossílabo (oito sílabas);
— eneassílabo (nove sílabas);
— decassílabo (dez sílabas);
— hendecassílabo (onze sílabas);
— dodecassílabo ou verso alexandrino(doze sílabas).
Exemplo de versos heptassílabos (sete sílabas métricas):
Ga/to/ que/ brin/cas/ na/ ru/a
1 2 3 4 5 6 7
Co/mo/ se/ fo/sse/ na/ ca/ma
1 2 3 4 5 6 7
In/ve/jo a/ sor/te/ que é/ tu/a
1 2 3 4 5 6 7
Por/que/ nem/ sor/te/ se/ cha/ma
1 2 3 4 5 6 7
Fernando Pessoa
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